(2 Samuel 18.18). “Ora, Absalão, quando ainda vivia, tinha tomado e levantado para si uma coluna, que está no vale do Rei, porque dizia: Filho nenhum tenho para conservar a memória do meu nome. E chamou aquela coluna pelo seu próprio nome; pelo que até ao dia de hoje se chama o Pilar de Absalão. ”
Tenho em casa vários livros, filmes, documentários e reportagens sobre a 2ª Grande Guerra, mas, o que sempre me impressionou em todo esse assunto, era a postura dos governos fascistas daquela época: Stalin, Mussolini, Hitler (que foi reverenciado como um deus, o messias e enviado, que salvaria a Alemanha do caos total do-pós 1ª Grande Guerra). Nos últimos tempos, podemos citar outros fascistas como Bocassa, Franco, Pinoche, Yasse Arafat e Sadan Hussen, que chegou a colocar sua imagem em outdoors, praticamente em cada quarteirão, e cartazes, em todas as salas de aulas e recintos públicos do Estado; Já, Mao Tsé-tung, um china testudo, promiscuo e imbecil, matou mais do que Hitler e Stalin juntos: foram 77 milhões só de compatriotas seus (chineses), com execuções, assassinatos, e políticas econômicas tão desastrosas, que levou uma boa parte da população a morrer de fome.
A postura de todos eles, são parecidas, porque são movidas pelo mesmo motor: são vaidosos, narcisistas e mentirosos contumazes (a mentira ajuda a se manter no poder), isto é, ao contar uma grande mentira, eles conseguem convencer os mais incautos, ignorantes e fracos, ao mesmo tempo em que, eles também contam, com a fidelidade e a apreciação dos seus cúmplices puxa-sacos e leva-e-traz.
AÍ EU TE PERGUNTO: Pelo que sereis lembrados?
Stephen Covey em um de seus livros, fala sobre as necessidades humanas. Ele afirma que são 4 essas necessidades: física, social, mental e espiritual. Ele a traduziu para uma linguagem mais acessível da seguinte forma: viver, amar, aprender e deixar um legado.
Charles Chaplin...
...um garoto pobre sem muitos recursos, mas, que conseguiu crescer na vida e fazer aquilo que sonhava realizar: ‘fazer as pessoas rirem’.
Enfim, mas a lista daqueles que deixaram um grande legado neste mundo, é muito grande: Churchill, Gandhi, Moody, Spurgeon, Einstein, Luther King, Madre Tereza de Calcutá, esta então, considerada a missionária do século XX. Sua biografia consegue calar muitas denominações e organizações religiosas e filantrópicas, que passam muito de longe quanto ao que ela viveu e fez...
Uma mulher, verdadeiramente casada com o coração de Deus o Pai.
ELA NUNCA TEVE NADA E, FOI LEMBRADA POR TUDO O QUE FEZ.
A verdade é que o homem, movido pelo seu livre arbítrio, é resultado daquilo que ele pensa e faz, e, dessa forma, suas ações valem mais que suas palavras.
Uns querem ser eternos, lembrados pelas gerações futuras;
Outros, porém, não dão a mínima para isso, mas, deveriam. Deveriam sim!
Algumas pessoas serão lembradas pelas frases bem ‘sacadas’, pelo sorriso cativante, aquele olhar penetrante, meigo ou doce, pela sua postura íntegra compromissada com a verdade e justiça inabalável, imparcialidade, pelo amor, e até por aquilo, que, com seus próprios esforço e qualificações, construiu e realizou em vida... enfim, pela soma total de suas virtudes principalmente e até a fé cristã. Com certeza, sua posteridade sentirá muito orgulho de ter pertencido à vida dessas pessoas e, as suas lembranças serão eternizadas como um grande marco...
...MAS...
Outros, porém, serão lembrados pela sua postura parcial, descompromissados com a verdade e justiça... Lembrados sim, pela inconveniência no falar e no agir; pelo seu mau humor, amargura, olhar de desprezo, pelos seus atos, interesses materialistas e poder, pela sua indiferença, pelos sentimentos negativos, chatices e as vezes, pelo ‘nada’ que nunca construíram em toda vida. Suas memórias, não passarão de um ícone de dor e repugnância, para aqueles que, obrigados ou não, infelizmente, mantiveram com eles, algum tipo de contato.
Acredito que assim, como no passado, hoje não é diferente, e que esses homens e mulheres, sabem e gostam disso tudo, porque necessitam continuar sendo reverenciados mesmo depois de mortos.
Queremos ser eternos; desejamos ser lembrados nas gerações futuras. Repudiamos a ideia de desaparecermos na posteridade. Essa era uma das preocupações do meu falecido pai. Não teve tempo de ver na família, os netos, que ele tanto desejava ver para perpetuar o seu sobrenome.
Em Provérbios 16: 18 “O orgulho leva a pessoa à destruição, e a vaidade faz cair na desgraça. ” 22:1, Salomão ainda nos lembra: “A boa reputação vale mais que grandes riquezas; desfrutar de boa estima vale mais que prata e ouro”.
PORTANTO
-A vaidade do rico, não vale nada;
-A poder dos estadistas, não vale nada;
-A coragem do militar, não vale nada;
-A esperteza do malandro e mentiroso contumaz, não vale nada;
-A “fidelidade” para com o desonesto, não vale nada.
ENTÃO, O QUE É QUE VALE?
-Valem mais os afetos e fidelidade que plantamos em nossos filhos, mediante nossa fidelidade, primeiramente a Deus;
-A confiança que os nossos amigos têm em nosso caráter, verdade e palavra;
-E o amor de Deus que encarnamos em todos os nossos atos, agradando ou não a ‘gregos e troianos’, porque, nem todos que deveriam ter um compromisso desinteressado com Deus, se agradam da luz daqueles que estão nEle: Deus.
POR QUE?
O apóstolo nos responde:
“O mundo e a sua cobiça passam, mas aquele que faz a vontade de Deus permanece para sempre” (1 João 2.17).
Então, pergunto novamente: Pelo que sereis lembrados?
Você tem colaborado com seu memorial? E o que você vai esculpir nele, te deixa feliz? Realizado/a e em paz?
O homem não sabe lidar com a fama e poder, mas, nem por isso, foi feito para ser apagado da história.
Como o seu nome ou sua história ficarão gravados no livro do tempo e da vida deste planeta?
Será que um simples epitáfio riscado com um grafite, seria mais que suficiente para escrever todos os seus feitos, ou, o ideal mesmo, seria uma ponta de diamante para poder marcar de tal forma a eternizar o que você foi, construiu e fez?
Daqui a um minuto, o teu presente será passado, e o teu futuro, será o teu presente. A hora de construir o teu memorial, á agora.
ENTÃO, QUER SER LEMBRADO, SER CONHECIDO? GERE FRUTOS.
Gálatas 5:22 “Mas os frutos do Espírito são amor, alegria, paz, paciência, amabilidade, bondade, fidelidade, mansidão e domínio próprio. Contra essas coisas não há lei. ”
Mateus 7:18 - 20 A árvore boa não pode dar frutos ruins, nem a árvore ruim pode dar frutos bons.
Toda árvore que não produz bons frutos é cortada e lançada ao fogo. Assim, pelos seus frutos vocês os reconhecerão! O que dirá o seu memorial? Frutos bons ou ruins?
Fique na Paz do Senhor Jesus!